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Questão sobre Kant, Hegel e Freud

Filosofia

Originais Teachy

'EM13CHS104', 'EM13CHS203'

Kant, Hegel e Freud

Média

(Originais Teachy 2024) - Questão Média de Filosofia

a.
b.
c.
d.
e.

Gabarito:

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Em um contexto onde avanços científicos e tecnológicos transformam profundamente a maneira como vivemos, a ética se torna central para a reflexão sobre o impacto dessas mudanças. Essa reflexão é permeada por questões de liberdade, cultura e religião, que muitas vezes entram em conflito ou em diálogo com a ciência. Arthur Caplan, um dos mais proeminentes bioéticos contemporâneos, argumenta que 'sem um entendimento sólido da ética, a ciência pode ser muito perigosa'. Considere o seguinte cenário hipotético: Um grupo de neurocientistas afirma ter desenvolvido uma tecnologia capaz de prever com 99% de precisão tendências criminosas em indivíduos com base em padrões de atividade cerebral. Essa tecnologia tem o potencial de ser revolucionária no que diz respeito à prevenção de crimes, mas também levanta sérias questões éticas, especialmente relacionadas à liberdade e à presunção de inocência. A partir da perspectiva da ética, liberdade, cultura e religião, discuta: 1. Como diferentes sistemas de valores e crenças podem informar a abordagem de uma sociedade em relação ao uso e regulação de uma tecnologia controversa como a descrita no cenário? 2. Avalie criticamente a afirmação de Caplan, usando exemplos concretos de como a falta de consideração ética pode transformar descobertas científicas em 'perigas' para a sociedade.

Ciência e seus Contextos: Ética, Liberdade, Cultura e Religião • 'EM13CHS103'

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Dificuldade Média

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A relação entre o pensamento científico e o senso comum tem sido um tema debatido por filósofos ao longo da história. Enquanto o senso comum é construído a partir de experiências pessoais e crenças estabelecidas culturalmente, o pensamento científico busca compreender a realidade por meio de métodos sistemáticos, observação, experimentação e teorização fundamentada. Em 'A Organização do Conhecimento Científico' (2015), o filósofo John Doe discute: 'O conhecimento científico, ao contrário do senso comum, não se contenta com a explicação aparente dos fenômenos, mas procura investigar as causas mais profundas e sistematicamente organizar as leis naturais que governam o universo'. Considerando a interdisciplinaridade dos conteúdos, analise a seguinte situação: Um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio deseja investigar a eficácia de diferentes métodos de conservação de alimentos, incluindo a técnica de salgar peixes, com base no conhecimento histórico e científico disponível. Como o pensamento científico pode contribuir no planejamento e execução de um experimento que vá além do senso comum e explore as causas e efeitos envolvidos na conservação de alimentos pelo método de salga?

Pensamento Científico X Senso Comum • 'EM13CHS105'

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Considere o seguinte trecho de Charles Darwin: 'Acredito que o estudo profundo da teologia não é o melhor antídoto para o materialismo, e que, no final, a verdadeira ética é indissociável do avanço da ciência'. Com base nessa afirmação, discuta como a compreensão científica do mundo influencia questões éticas e como a ética, por sua vez, pode moldar o desenvolvimento científico. Para ilustrar sua argumentação, dê um exemplo prático de uma situação onde a ciência e a ética se confrontam e discuta possíveis desdobramentos desses conflitos para a sociedade.

Ciência e seus Contextos: Ética, Liberdade, Cultura e Religião • 'EM13CHS103'

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